O objetivo do fórum é promover estudos técnicos para a criação de uma Política Nacional de Permanência Materna nas Instituições de Ensino Superior Brasileiras. O Grupo de Trabalho responsável por esta iniciativa foi nomeado pelo Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Superior (Sesu).
Na região Nordeste, o Fórum está sendo realizado de forma online, nos dias 20 e 21, das 9h às 17h. O evento busca fornecer um espaço de diálogo e troca de experiências entre estudantes de diversos níveis acadêmicos e suas vivências relacionadas à maternidade/paternidade e à vida estudantil. As inscrições estão disponíveis no site do evento.
A programação do Fórum conta com a mediação de representantes regionais Maria Josélia dos Santos e Napê Nunes, indicadas pelo MEC a partir de coletivos presentes em duas importantes instituições de ensino: Unilab e UFBA. Os temas de discussão incluem infraestrutura nas IES, questões administrativas, ações afirmativas, diversidade e inclusão.
Além disso, o Grupo de Trabalho está desenvolvendo um questionário voltado para estudantes de graduação, pós-graduação e pós-doutorado que tenham filhos e estejam vinculados a instituições de ensino superior no Brasil. O objetivo é obter mais informações para subsidiar a elaboração da política nacional.
Para responder ao questionário e compartilhá-lo, basta acessar o site indicado. Este fórum e a iniciativa do GT demonstram um esforço para garantir que as necessidades dos estudantes com filhos sejam atendidas e que a maternidade/paternidade não seja um obstáculo para a realização dos estudos superiores.