UFAL – 1º Fórum Regional discute demandas de estudantes com filhos no Nordeste para criar política nacional de permanência nas universidades brasileiras.



Estudantes com filhos no Brasil estão tendo suas demandas debatidas no 1º Fórum Regional sobre a realidade Materno-Parental Estudantil nas Instituições de Ensino Superior do Nordeste. Este evento faz parte de uma série de fóruns que visam reunir as principais necessidades materno-estudantis em todo o país.

O objetivo do fórum é promover estudos técnicos para a criação de uma Política Nacional de Permanência Materna nas Instituições de Ensino Superior Brasileiras. O Grupo de Trabalho responsável por esta iniciativa foi nomeado pelo Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Superior (Sesu).

Na região Nordeste, o Fórum está sendo realizado de forma online, nos dias 20 e 21, das 9h às 17h. O evento busca fornecer um espaço de diálogo e troca de experiências entre estudantes de diversos níveis acadêmicos e suas vivências relacionadas à maternidade/paternidade e à vida estudantil. As inscrições estão disponíveis no site do evento.

A programação do Fórum conta com a mediação de representantes regionais Maria Josélia dos Santos e Napê Nunes, indicadas pelo MEC a partir de coletivos presentes em duas importantes instituições de ensino: Unilab e UFBA. Os temas de discussão incluem infraestrutura nas IES, questões administrativas, ações afirmativas, diversidade e inclusão.

Além disso, o Grupo de Trabalho está desenvolvendo um questionário voltado para estudantes de graduação, pós-graduação e pós-doutorado que tenham filhos e estejam vinculados a instituições de ensino superior no Brasil. O objetivo é obter mais informações para subsidiar a elaboração da política nacional.

Para responder ao questionário e compartilhá-lo, basta acessar o site indicado. Este fórum e a iniciativa do GT demonstram um esforço para garantir que as necessidades dos estudantes com filhos sejam atendidas e que a maternidade/paternidade não seja um obstáculo para a realização dos estudos superiores.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo