A crítica do ex-presidente ao desejo da Ucrânia de se juntar à Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) também chamou a atenção. Ele argumentou que esse movimento foi um dos fatores que contribuiu para a eclosão do conflito com a Rússia. Trump enfatizou que tanto o ex-presidente Joe Biden quanto o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, reconheceram a proposta da Ucrânia de se aliar à OTAN como um desencadeador do problema.
Entretanto, Trump também foi cauteloso ao falar sobre o andamento das negociações de paz. Em suas declarações, ele mencionou que ainda é prematuro prever como as conversas vãoprogredir, dado que a Rússia pode estar disposta a ceder em certos aspectos, mas isso ainda depende de développements futuros nas negociações. Segundo ele, as discussões efetivas a respeito da paz ainda não começaram.
Ademais, o ex-presidente comentou sobre suas intenções de se reunir com líderes da China e da Rússia para discutir a desescalada de tensões militares, incluindo questões relacionadas ao armamento nuclear, destacando que a redução da tensão nesse âmbito é de suma importância em tempos conturbados.
Por fim, após uma conversa com Modi, Trump trouxe também à tona a questão das tarifas comerciais, informando que irá adotar a mesma abordagem tarifária em relação à Índia, visando equilibrar as relações comerciais entre os dois países. Seu posicionamento reflete uma postura de reciprocidade, ressaltando as dificuldades que as empresas americanas enfrentam ao tentar penetrar no mercado indiano. Essas declarações e propostas destacam não apenas a complexidade das relações internacionais atuais, mas também um potencial caminho para a busca de estabilidade regional e paz.