O debate contará com a participação de diversos representantes, como o servidor requisitado da 2ª Zona Eleitoral, Júlio Daniel, a advogada e psinalista Luz Vasques, o arquiteto Ben Morais, que coordena o Instituto Brasileiro de Transmasculinidades em Alagoas, a travesti e profissional da área da Saúde Cris de Madri, a mulher trans e candidata a vereadora em 2024, Paolla Vasconcelos, e o ativista trans, escritor e articulador social Thomas Noah.
Segundo o presidente da Comissão de Enfrentamento ao Assédio e à Discriminação do TRE de Alagoas, juiz Fausto Magno David Alves, eventos como este são essenciais para sensibilizar a sociedade e educar sobre a inclusão e cidadania das pessoas transgêneros. Além disso, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) tem incentivado ações de inclusão e diversidade no Judiciário brasileiro, com a inclusão dos dados de equidade e diversidade no Balanço de Sustentabilidade.
O TRE de Alagoas também lançou a campanha “Fevereiro pela Diversidade”, visando disseminar informações sobre a comunidade LGBTQIAPN+ e promover um ambiente virtual mais inclusivo e respeitoso. Além disso, o órgão implementou o Protocolo de Atendimento Humanizado à População Trans e Travesti, uma iniciativa pioneira no Brasil que visa garantir um atendimento digno e seguro a essas pessoas.
O presidente do TRE/AL, desembargador Klever Rêgo Loureiro, ressaltou a importância dessas ações para ampliar o sentido da cidadania e aperfeiçoar os atendimentos às minorias, demonstrando o compromisso da Justiça Eleitoral de Alagoas com a inclusão e a diversidade.