TRE/AL esclarece sobre locais de votação para eleição dos conselheiros tutelares em Alagoas



O Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL) emitiu um comunicado esclarecendo que os locais de votação para a eleição dos conselheiros tutelares, que acontecerá no próximo domingo (1º), não serão necessariamente os mesmos onde os eleitores votam nas eleições ordinárias organizadas pela Justiça Eleitoral. Essa responsabilidade fica a cargo dos Conselhos Municipais dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes, que definem os locais de votação, bem como toda a organização e logística do pleito.

O processo de escolha para os membros do Conselho Tutelar ocorre a cada quatro anos, sempre no ano subsequente às eleições presidenciais. Neste ano de 2023, a etapa da eleição será realizada de forma unificada em todo o Brasil, das 8h às 17h. Em Alagoas, 78 municípios utilizarão urnas eletrônicas para o procedimento de votação.

Os eleitores dos municípios onde haverá votação eletrônica poderão consultar seus locais de votação por meio de um sistema desenvolvido pela Secretaria da Cidadania e da Pessoa com Deficiência (Secdef), pasta responsável pela política da criança e do adolescente no Estado. Basta acessar o link http://sg.secdef.al.gov.br/consultalocalvotacao/ e inserir o nome do município e o número da seção eleitoral. É possível encontrar o número da seção eleitoral no aplicativo e-Título ou no portal do TRE (www.tre-al.jus.br).

Já os eleitores das demais cidades devem buscar essa informação junto às prefeituras municipais. Vale ressaltar que todos os alagoanos que estiverem em situação regular com a Justiça Eleitoral até o dia 03 de julho estarão aptos para votar. Para isso, é necessário comparecer à região administrativa na qual estão cadastrados e apresentar o título de eleitor e um documento oficial de identificação com foto.

O Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas reforça a importância da participação da população nesse processo eleitoral para escolher os conselheiros tutelares, que têm um papel fundamental na garantia dos direitos e do bem-estar das crianças e dos adolescentes. Portanto, é fundamental que os eleitores se informem sobre o local de votação e compareçam para exercer sua cidadania.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo