De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, um impressionante 84% dos pacientes atendidos, todos com índice de massa corporal (IMC) superior a 40 e que apresentavam diabetes ou outras comorbidades de risco elevado, já reportaram perda de peso. Este programa não apenas tem se mostrado eficaz na redução do peso, mas também adota um modelo multiprofissional que contribui para a implementação de novos hábitos saudáveis entre os participantes.
O secretário municipal de Saúde, Rodrigo Prado, destacou a singularidade deste projeto, afirmando que ele não possui equivalente em outros municípios. “Ampliamos gradativamente o número de atendimentos e asseguramos acompanhamento por diferentes profissionais da saúde. Até o momento, 38% dos participantes já incorporaram a prática de atividade física em suas rotinas,” salienta.
Um dos primeiros casos notáveis é o de Maria das Graças da Silva, uma paciente de 69 anos que começou o tratamento pesando 137 quilos. Após oito semanas, ela já reduziu seu peso para 128,5 quilos, recebendo suporte de uma equipe composta por psicólogos, nutricionistas, médicos e educadores físicos. O educador físico do supercentro, Lucas Villar, lembra que essa fase de avaliação é essencial para compreender como a condição de saúde do paciente pode afetar seu cotidiano.
As mudanças de hábitos não se restringem apenas à prática de exercícios. Maria relata que, em seu dia a dia, tem seguido orientações sobre suas atividades físicas, como a realização de exercícios de levantar e sentar. Mesmo enfrentando adversidades, como uma recente queda que causou uma lesão em sua perna, ela mantém a rotina, complementada por sessões de acupuntura para alívio da dor. O surgimento de dores e problemas circulatórios, que antes a levavam ao hospital, já não faz parte de sua realidade. A paciente também menciona uma transformação nos hábitos alimentares. “Deixei de comer pão francês e, quando experimentei novamente, não senti vontade. É como se tivesse enjoado,” compartilha.
Essa mudança no apetite incentivou Graça a consumir mais frutas e sopas de legumes com carne, além de resolver um quadro de constipação com a ajuda da orientação nutricional. Ela celebra a perda de 11 centímetros de circunferência abdominal e relata um resgate de sua autoestima: “Antes, não me sentia feliz e evitava sair. Hoje, estou muito feliz.”
Elma Silva Gonçalves, de 44 anos, é outro exemplo de sucesso. Iniciou o tratamento em março e reduziu seu peso de 141 para 133 quilos, com um IMC que caiu de 61 para 57. “A mudança tem que partir de nós mesmos,” reflete. O envolvimento da família também é notável; seus filhos começaram a se exercitar com ela, e a filha mais nova se mostrou interessada em seguir sua dieta.
Com a intenção de expandir este programa, a prefeitura do Rio aguarda os resultados de uma licitação que está em fase de registro de preços. Propostas estão programadas para serem entregues, o que pode abrir novas oportunidades para mais pacientes em busca de uma vida saudável.





