Tornado deixa cinco mortos e mais de 30 feridos em Guangzhou, na China: danos materiais e impacto na produção de fábricas

Uma tragédia assolou a cidade chinesa de Guangzhou neste último sábado, quando um tornado causou a morte de cinco pessoas e deixou outras 33 feridas, de acordo com informações divulgadas pelas autoridades locais. O fenômeno atingiu o distrito de Baiyun e causou danos em 141 edifícios de fábricas na região.

Segundo relatos, o tornado foi classificado como de intensidade três em uma escala que vai até cinco, e estima-se que tenha gerado rajadas de vento de até 20,6 metros por segundo por volta das 15 horas. Ainda de acordo com dados da agência Reuters, nenhum prédio residencial colapsou em decorrência do tornado, mas a comunidade local foi severamente impactada.

A cidade de Guangzhou, capital da província de Guangdong, vem enfrentando fortes chuvas nos últimos dias de abril, o que tem causado transtornos para a população. Mais de 100 mil pessoas tiveram que deixar suas casas na região devido às tempestades, que resultaram em inundações em várias cidades. A oficial chinesa Xinhua informou que o acumulado de chuvas já ultrapassou em mais que o dobro a média para o mês de abril na região.

O Delta do Rio das Pérolas também foi afetado nos últimos cinco dias, resultando em prejuízos estimados em US$ 20 milhões, de acordo com o jornal People’s Daily. A região, conhecida por ser uma importante produtora de arroz, viu plantações inteiras serem submersas e destruídas pelas inundações. Mesmo com as adversidades, as fábricas da região continuaram operando, fornecendo suprimentos para grandes empresas como Samsung, Apple, Huawei e Tesla.

O impacto do tornado e das chuvas intensas ressalta a vulnerabilidade das regiões costeiras à ocorrência de fenômenos climáticos extremos, e destaca a importância de medidas de prevenção e preparação para lidar com tais eventos no futuro. A comunidade local agora busca se recuperar dos danos causados e reconstruir o que foi perdido.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo