TikTok americano reacende discussões sobre Memórias Póstumas de Brás Cubas e sotaque de Machado de Assis nas redes sociais


O clássico livro de Machado de Assis, Memórias Póstumas de Brás Cubas, ganhou destaque recentemente no Brasil, mais de cem anos após sua primeira publicação. Tudo começou com o sucesso de um vídeo no TikTok, onde uma leitora americana se encantou pela obra do renomado autor brasileiro, gerando um grande debate nas redes sociais.

A repercussão do vídeo fez com que surgissem diversas discussões sobre o livro e sobre Machado de Assis. Um dos temas mais abordados foi o sotaque do escritor, que nasceu e viveu no Rio de Janeiro. Internautas relembraram uma polêmica de 2021 sobre como seria o sotaque de Machado, com um usuário do antigo Twitter chegando a brincar: “Ele provavelmente falava Memóriax Poxtumax de Braix Cubax”.

A influenciadora conhecida pelo sotaque carioca, Baueny Barroco, também entrou na brincadeira e releu um trecho do livro em “carioquês”, fazendo com que o áudio viralizasse rapidamente. Até mesmo a apresentadora Maria Beltrão aderiu à brincadeira, demonstrando o alcance que a nova tendência tomou nas redes sociais.

O retorno de Memórias Póstumas de Brás Cubas à pauta nacional reflete a atemporalidade e a relevância da obra de Machado de Assis, que continua a encantar leitores ao redor do mundo. Através de novas formas de divulgação e interação, a literatura brasileira ganha espaço nas plataformas digitais, conquistando novos admiradores e reforçando a importância do legado deixado pelo mestre das letras.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!



Botão Voltar ao topo