Além da redação, os participantes realizaram no mesmo dia as provas de linguagens e códigos e de ciências humanas. O início da avaliação foi às 13h30, com término previsto para as 19h, no horário de Brasília.
A prova de redação exigiu dos candidatos a produção de um texto dissertativo-argumentativo, com até 30 linhas, a partir da situação-problema proposta, dos textos motivadores e dos conhecimentos adquiridos ao longo de sua formação.
Para obter uma boa pontuação, os estudantes precisaram atender às cinco competências exigidas no texto. Entre elas, estão demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa, compreender a proposta de redação, relacionar e interpretar informações, além de elaborar uma proposta de intervenção que respeite os direitos humanos.
Contudo, alguns critérios poderiam resultar em nota zero, como fugir ao tema proposto, escrever um texto com menos de sete linhas, apresentar trechos desconectados do tema e descumprir a estrutura dissertativo-argumentativa.
A redação do Enem é considerada uma das partes mais importantes do exame, sendo avaliada por um grupo de corretores conforme os critérios estabelecidos pelo Ministério da Educação. Os candidatos aguardam ansiosos pelos resultados, que serão fundamentais para ingressar em diversas instituições de ensino superior.