Técnicos do IMA/AL realizam plantio de 50 mudas nativas em comemoração ao Dia da Árvore na APA Marituba do Peixe.

No último dia 21, em comemoração ao Dia da Árvore, técnicos do Instituto do Meio Ambiente (IMA/AL) realizaram o plantio de 50 mudas nativas na Base Descentralizada da Área de Preservação Ambiental (APA) da Marituba do Peixe, em Penedo, na região do Baixo São Francisco. Essa ação faz parte do calendário do Setembro Verde, projeto que intensifica as atividades de arborização e reflorestamento, além de promover ações de educação ambiental.

O evento contou com a parceria da Secretaria do Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Alagoas (Semarh) e foi marcado por uma aula sobre viveiro e produção de mudas, ministrada para 50 alunos da Escola Municipal Irmã Jolenta. Além disso, os projetos de arborização Alagoas Mais Verde, Salsa Viva e Calçada Verde têm realizado diversas ações em prol da preservação de biomas e ecossistemas do estado.

Ao longo dos anos, já foram plantadas cerca de 1,5 milhão de mudas, sendo 250 mil somente este ano pelo Alagoas Mais Verde. O projeto tem beneficiado 87 municípios, contribuindo para a recuperação de áreas desmatadas, arborização urbana e doação de mudas para a população. Com o intuito de aumentar a produção e distribuição de mudas, foram construídos três viveiros.

Desde 2015, o Alagoas Mais Verde tem revitalizado o estado com espécies como ingá, saboneteira, ipê-amarelo e aroeira-vermelha, todas representantes da flora estadual. Segundo Paulo Lira, técnico responsável pelo projeto, a arborização urbana melhora a qualidade do ar e ambiental, além de atrair polinizadores e aumentar a biodiversidade, trazendo equilíbrio aos locais afetados.

Outro projeto importante é o Salsa Viva, que tem como objetivo a conservação do ambiente costeiro. Neste ano, foram preservados e recuperados cerca de 150 hectares de áreas de restinga. A principal vegetação utilizada para a revitalização costeira é a salsa-da-praia. As ações da Salsa Viva contribuem para impedir o avanço das marés e conservar os bancos naturais de areia.

O Calçada Verde é uma iniciativa recente que já apresenta resultados positivos. Em apenas três semanas de projeto, aproximadamente 15 residências em Maceió foram contempladas com o plantio de mudas em suas calçadas. A população pode solicitar a participação no projeto através do WhatsApp do IMA.

Esses projetos têm como objetivo promover uma melhor qualidade de vida para a população, por meio da arborização dos centros urbanos e da conscientização ambiental. O Instituto do Meio Ambiente de Alagoas está empenhado em preservar os biomas e ecossistemas do estado, garantindo um futuro mais sustentável para todos.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo