A decisão de homenagear Beckenbauer, que faleceu em janeiro deste ano aos 78 anos, foi tomada como forma de reconhecimento e celebração da carreira do ex-jogador. Essa mudança é semelhante à que ocorreu na Supercopa do Brasil, que passou a se chamar Supercopa Rei em homenagem a Pelé.
“A partir de 2025, o duelo anual entre o campeão alemão e o vencedor da Copa da Alemanha será denominado Supercopa Franz Beckenbauer”, declarou a DFL em comunicado oficial sobre a mudança. Vale ressaltar que a competição é disputada em jogo único e é organizada pela DFL desde 2010.
Franz Beckenbauer, conhecido como “Der Kaiser”, nasceu em Munique, Alemanha, em 1945, e se tornou um ícone do futebol alemão. Além de brilhar no Bayern de Munique, onde conquistou diversos títulos como jogador e técnico, Beckenbauer também se destacou na Seleção Alemã, vencendo a Eurocopa em 1972 e a Copa do Mundo em 1974.
O legado de Beckenbauer na Seleção Alemã foi ainda mais marcante, pois ele se tornou um dos três únicos nomes no futebol mundial a vencer uma Copa do Mundo tanto como jogador quanto como treinador, ao lado de Deschamps e Zagallo.
Com essa homenagem, a Supercopa da Alemanha passa a carregar o nome de um dos maiores ídolos do futebol alemão e mundial, em uma celebração à trajetória e ao legado de Franz Beckenbauer. A primeira edição do torneio com o nome de Supercopa Franz Beckenbauer está marcada para o dia 16 de agosto de 2025, com os adversários a serem definidos.