Smartbrain Anuncia Ricardo Pacheco como Co-CEO em Novo Ciclo de Inovações e Foco em Inteligência Artificial para Expansão dos Negócios.

A Smartbrain, fintech inovadora que se destaca no setor de tecnologia aplicada a investimentos, anunciou a nomeação de Ricardo Pacheco como co-CEO da empresa. Esta transição ocorre em um momento estratégico, conforme a companhia busca expandir seus horizontes e se adaptar a um ambiente de mercado em constante mudança. Henrique Spinosa, atual CEO e co-fundador da Smartbrain, assumirá um papel mais focado no desenvolvimento de novos produtos, enquanto Pacheco traz sua vasta experiência para ajudar a moldar o futuro da fintech.

Ricardo Pacheco é um profissional com mais de 25 anos de atuação em posições de liderança nos setores financeiro e de tecnologia. Durante sua carreira, ele acumula passagens por importantes instituições, como o Itaú Unibanco, onde ocupou diversos cargos, incluindo o de Chief Transformation Officer. Mais recentemente, Pacheco teve um papel significativo no grupo Evertec e na expansão da Sinqia e Lote45, o que lhe conferiu um olhar aguçado para inovações em produtos financeiros.

Com a chegada de Pacheco, a Smartbrain visa transformar sua plataforma em um ecossistema mais robusto, diversificando suas soluções e aumentando a eficiência para consultores, gestores e family offices. A empresa já atende cerca de 250 clientes institucionais, processando mais de 150 mil extratos de investimentos diariamente. O executivo prevê que esta nova fase será marcada pela integração de tecnologias avançadas, como inteligência artificial, para otimizar processos e agregar valor aos serviços prestados.

Em suas palavras, Pacheco destacou o potencial de evolução da Smartbrain: “O grande diferencial daqui para frente está em transformar essa base em algo muito maior do que um sistema de consolidação. A partir dessa estrutura, conseguiremos incorporar mais tecnologia para reduzir a carga de trabalho do back office dos assessores e ampliar a capacidade de gestão e consultoria com módulos analíticos, através de modelos de IA”.

Criada em 2005, a fintech se especializa na consolidação de carteiras de investimentos, com foco no modelo B2B. Em 2022, a empresa recebeu um investimento de US$ 10 milhões do inovaBra Ventures, que faz parte do Corporate Venture Capital do Bradesco. Contudo, no ano seguinte, os fundadores reverteram essa parceria, recuperando o controle acionário da empresa. Essa mudança coincide com a reinvenção e o fortalecimento da Smartbrain, que busca estabelecer-se como uma referência no cenário das finanças digitais.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo