Durante a pandemia, as pessoas ficaram em casa, o que facilitou a redução dos números em 2021. No entanto, agora, no pós-pandemia, o governo vem buscando resultados positivos mês a mês. O governador destacou que Alagoas registrou uma queda significativa nos roubos na rua, com uma redução de 31%. Além disso, os roubos a residências também diminuíram em 33%.
Na capital do estado, Maceió, também houve uma redução nos índices de criminalidade. O número de MVI caiu de 41 em 2022 para 37 este ano, e os roubos de motocicletas diminuíram em 11,83% e os roubos de veículos de passeio em 35%. Também houve redução nos roubos em geral, com uma queda de 20,71% nos roubos de rua e 60% nos roubos a residências.
O secretário de Segurança Pública, Flávio Saraiva, comemorou o fato de Alagoas não estar entre os estados mais violentos do país que receberão a Operação Paz do Ministério da Justiça. Ele ressaltou que Alagoas está indo bem na gestão de segurança pública. Além disso, Alagoas assegurou a aplicação de R$ 149 milhões do Fundo Nacional de Segurança Pública do Governo Federal, que serão investidos no enfrentamento da criminalidade.
José Carlos dos Santos, secretário executivo de Gestão Interna da Segurança Pública, destacou que os dados estatísticos apresentados pelo governo são confiáveis e que Alagoas é o estado mais transparente do Brasil, de acordo com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública.
Outros dados mostram que foram presas 52 pessoas nas operações da Força Tarefa de Inteligência, coordenada pela SSP. Entre elas, estão 11 prisões por estupro de vulnerável e 20 por homicídio. A intensificação das ações de retirada de armas de fogo e drogas das ruas também contribuiu para a redução dos crimes em Alagoas, com 67 apreensões de armas e 218 apreensões de drogas no mês de setembro.
Ao longo deste ano, Alagoas tem investido na atuação das forças de segurança, aumentando a frota e o efetivo policial, entregando equipamentos e realizando concursos e nomeações de novos policiais. Essas ações têm fortalecido a segurança no estado e aumentado o bem-estar da população.