Para alcançar esse resultado significativo, o Sesc Mesa Brasil conta com uma extensa rede de parceiros doadores, que colaboram levando os alimentos até os bancos de alimentos ou permitindo que a equipe do programa colete as doações em seus estabelecimentos. Supermercados, padarias, feiras e hortifrutis são alguns dos locais onde as doações são realizadas. Posteriormente, os alimentos arrecadados são separados, higienizados e armazenados de maneira adequada para então serem encaminhados às instituições sociais cadastradas.
No caso específico de Alagoas, em 2024, as doações foram direcionadas a 247 entidades sociais que assistem pessoas em situação de vulnerabilidade social e nutricional. Um exemplo é a Paróquia Vetero Católica de São Sebastião, situada no Conjunto Santa Helena, Cidade Universitária, que por meio do Centro Social e Educacional São Sebastião, oferece educação e alimentação a cerca de 40 crianças.
Dom Luciano Inácio, bispo diocesano da Igreja Vetero Católica em Alagoas, ressaltou a importância das doações do Sesc Mesa Brasil para ampliar o número de crianças assistidas. O programa possibilitou o crescimento da instituição, de 15 para 40 crianças atendidas, evidenciando a contribuição significativa para o desenvolvimento educacional dessas crianças.
Além de combater a fome, o Sesc Mesa Brasil também atua no sentido de evitar o desperdício de alimentos, promovendo ações educativas que visam orientar as instituições atendidas sobre o aproveitamento integral dos alimentos.
Para aqueles interessados em contribuir com o programa, existem diversos benefícios associados, tais como isenção do ICMS, capacitações destinadas aos colaboradores da empresa doadora, redução de despesas com descarte de alimentos excedentes, entre outros. Ao doar para o Sesc Mesa Brasil, os parceiros podem contribuir com a redução da fome e do desperdício de alimentos, ao mesmo tempo em que fortalecem a imagem de seu negócio através da divulgação da parceria com o programa.