De acordo com a assessora técnica da Sesau, Kécia Alcântara, o diagnóstico precoce é fundamental para o tratamento eficaz, evitando complicações e quebrando o ciclo de contaminação. A moradora de Maceió, Salésia Rodrigues, elogiou a ação e destacou a importância de realizar testes que garantam a saúde.
Os dados do Ministério da Saúde mostram que em todo o ano de 2022 foram diagnosticados 681 casos de HIV em Alagoas. No entanto, no mesmo período deste ano já foram notificados 693 novos casos, o que evidencia a necessidade de manter a conscientização e as ações de prevenção de forma contínua. O secretário de Estado da Saúde, Gustavo Pontes de Miranda, ressaltou que embora seja possível conviver com o vírus HIV com o uso dos antirretrovirais distribuídos pelo SUS, a prevenção ainda é a melhor medida a ser adotada, uma vez que a doença ainda não tem cura.
No estado, o Teste Rápido de HIV está disponível nos 102 municípios. O resultado é divulgado em cerca de 30 minutos e todo o processo é sigiloso, garantindo a segurança e a privacidade dos usuários. A Sesau orienta que para saber em qual unidade o teste está disponível, basta ligar para o número 136 ou contatar a Secretaria Municipal de Saúde do município de residência do usuário. O evento foi elogiado pela moradora Salésia Rodrigues, que considerou importante estarmos informados e poder realizar testes que garantam nossa saúde.
A ação promovida pela Sesau em Maceió durante o Dezembro Vermelho demonstra a importância da conscientização e da prevenção das doenças sexualmente transmissíveis, além de destacar a necessidade do diagnóstico precoce para o tratamento eficaz e a quebra do ciclo de contaminação. O evento teve grande impacto na comunidade local, evidenciando a relevância das ações de educação e saúde promovidas pelo poder público.