Sesau promove workshop sobre coleta e condução de resultados de citologia oncótica para profissionais da Atenção Básica de Alagoas

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) realizou, nesta sexta-feira (20), um importante Workshop de Atualização em Coleta e Condução dos Resultados de Citologia Oncótica. O evento foi voltado para os servidores da saúde que atuam na Atenção Básica dos 102 municípios alagoanos e aconteceu no auditório Aqualtune, no Palácio República dos Palmares, em Maceió.

O objetivo do workshop foi conscientizar e capacitar os profissionais para um atendimento mais humanizado no diagnóstico precoce do câncer de útero. Durante o evento, os participantes tiveram a oportunidade de acompanhar palestras sobre o tema, como “Citologia Oncótica”, ministrada pelo enfermeiro Amauri Araújo e “Fluxo da Oncologia no Estado”, realizada pela assistente social Gláucia Torres.

Para Caroline Leite, supervisora de Saúde da Mulher da Sesau, essa capacitação é extremamente importante para a Campanha Outubro Rosa, que busca conscientizar sobre o câncer do colo do útero. Segundo ela, o workshop visa alertar os profissionais para que tenham um olhar mais humanizado para as pacientes que possam ser diagnosticadas com essa doença. Além disso, o evento tem o intuito de conscientizar as mulheres sobre a importância de fazer exames preventivos e cuidar da sua saúde.

De acordo com Caroline Leite, essa qualificação irá ajudar nos atendimentos das Unidades Básicas de Saúde (UBS) dos municípios, proporcionando não só o aprendizado dos profissionais participantes, mas também das pessoas que receberão as orientações nas unidades. Durante as palestras, os profissionais foram ensinados sobre a detecção precoce do câncer de colo do útero, pela citologia.

O secretário de Estado da Saúde, Gustavo Pontes de Miranda, ressaltou a importância da capacitação dos servidores para um melhor acompanhamento dos pacientes e destacou a importância do autocuidado. Ele enfatizou a necessidade de conscientizar a população sobre a importância de estar sempre atento à sua saúde e não deixar os exames ou consultas para depois.

O workshop foi uma oportunidade única para os servidores da saúde se atualizarem sobre a coleta e condução dos resultados de citologia oncótica, além de refletirem sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de útero. Com a conscientização e capacitação dos profissionais, espera-se que seja possível garantir um atendimento mais humanizado e eficiente para as pacientes.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo