O objetivo dessas capacitações é garantir um atendimento mais humanizado e adequado às necessidades da população em situação de rua, capacitando toda a equipe multiprofissional que atua na assistência da Rede Hospitalar Estadual. O secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, destacou a importância de garantir o atendimento universal a todos os brasileiros, especialmente para aqueles que se encontram em situação de rua.
Pontes de Miranda ressaltou que o cuidado e acolhimento das unidades de saúde são essenciais para garantir os direitos básicos dessas pessoas. Ele afirmou que, com o acolhimento adequado e o entendimento das necessidades específicas, é possível criar um cenário de efetiva mudança e superação na vida desses alagoanos.
As capacitações terão continuidade nos próximos dias no Ambulatório 24 Horas Noélia Lessa, em Maceió. Na sequência, serão capacitados os servidores da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Marechal Deodoro e do Ambulatório 24 Horas Denilma Bulhões, também em Maceió.
No dia 28, será a vez dos servidores da Central Maceió do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) receberem a capacitação. Nos dias 4 e 5 de outubro, a iniciativa terá como público-alvo a equipe da UPA Jaraguá, em Maceió. As capacitações prosseguem nos dias 9 e 10 de outubro na UPA Cidade Universitária, nos dias 16 e 17 na UPA Chã da Jaqueira, e nos dias 18 e 19 de outubro na UPA Marechal Deodoro, encerrando assim as capacitações.
Essas capacitações refletem o comprometimento da Sesau em garantir a assistência adequada às pessoas em situação de rua, assegurando seus direitos e promovendo uma abordagem humanitária. Com profissionais capacitados e sensibilizados para as necessidades específicas dessa população, espera-se melhorar o atendimento e promover uma real mudança na vida dessas pessoas vulneráveis. A Sesau cumpre seu papel nessa questão complexa e fundamental para a promoção da saúde e a garantia de direitos.