Marbyo Silva é natural de Messias, onde reside e trabalha. Com 36 anos de idade, ele é professor efetivo da Escola Estadual Professora Judith Nascimento da Silva, onde também concluiu o Ensino Médio. Sua trajetória é marcada por sua dedicação aos estudos, tendo duas graduações: Gestão da Tecnologia da Informação, pela Universidade Tiradentes (Unit), e Ciências Biológicas (licenciatura), pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Além disso, possui especialização em Mídias na Educação e mestrado em Ensino de Biologia, também pela UFAL.
O destaque do professor veio após organizar um dos maiores eventos de educação em Messias, o ESTIC 2019. Nesse evento, ele incentivou os estudantes a desenvolverem jogos, quadrinhos e projetos científicos que já foram apresentados em várias mostras pelo Brasil. Sua contribuição na área da educação rendeu a ele uma homenagem durante uma sessão solene na Câmara Municipal de Messias este ano.
Já Viviane Oliveira é natural de São Miguel dos Campos. Iniciou sua carreira na educação em 2007, quando decidiu trocar o curso de Direito pelo de História. Em 2013, antes mesmo de concluir a faculdade, prestou o concurso para a Educação do Estado de Alagoas e foi aprovada em 8º lugar.
Desde então, Viviane vem se destacando em suas funções. Dentro da escola, ela promove diversas ações de incentivo à leitura, buscando a aproximação entre a escola e a comunidade, além de fomentar o protagonismo juvenil. Atualmente, ela atua como interlocutora de avaliação e gestora de sistema na 2ª Gerência Especial de Educação (GEE).
Esses dois professores são exemplos dos servidores públicos que serão homenageados com a Medalha do Mérito Silvio Vianna. A premiação é um reconhecimento do Governo de Alagoas aos profissionais que se destacaram em suas áreas e contribuíram para o desenvolvimento do estado. A entrega da medalha será realizada no Hotel Jatiúca, em solenidade marcada para o dia 26 de outubro.