Com formação na área médica, a senadora defende a necessidade de normas para o desenvolvimento e acesso das vacinas contra o câncer no Brasil, com foco na inovação científica, acesso universal e equidade no Sistema Único de Saúde (SUS). Entre as propostas do projeto, está a criação do Funpio, um fundo nacional de pesquisa e inovação em oncologia, que será financiado através de recursos orçamentários da União, contribuições de empresas privadas e públicas, organizações não governamentais e parcerias internacionais.
Além disso, o projeto de lei apresentado pela Dra. Eudócia Caldas prevê a prioridade na vacinação contra o câncer via SUS para quatro grupos específicos: pacientes com histórico familiar da doença ou diagnóstico precoce, pacientes em tratamento oncológico, populações de risco e moradores de regiões com alto índice de incidência de câncer. A proposta também inclui a criação de um programa de incentivo à pesquisa em vacinas contra o câncer por parte do governo federal, com foco em incentivos fiscais, parcerias público-privadas e transferência de tecnologia.
Segundo a justificativa da senadora, a possibilidade de desenvolver uma vacina contra o câncer seria um marco histórico na luta contra uma das doenças mais desafiadoras da atualidade. O projeto também estipula que a Anvisa teria um prazo de 12 meses para emitir um parecer conclusivo sobre a aprovação das vacinas anticâncer, a partir da solicitação formal de registro.
Dra. Eudócia Caldas, mãe do prefeito de Maceió, João Henrique Caldas (PL), assumiu o cargo após a renúncia de Rodrigo Cunha (Podemos) para ocupar o cargo de vice-prefeito da capital alagoana. Com uma trajetória marcada pela dedicação à saúde e ao bem-estar da população, a senadora promete ser uma voz ativa na luta pela implementação de políticas de saúde inovadoras e eficazes.









