O senador Renan Filho (MDB) assumiu o Ministério dos Transportes com a promessa de garantir segurança para os motoristas e buscar soluções para tornar as rodovias brasileiras mais eficientes. No entanto, os dados coletados pela CNT mostram que há um longo caminho a percorrer nesse sentido.
A pesquisa analisou 111.853 km de vias pavimentadas em todo o país, sendo 67.835 km da malha federal e 44.018 km de trechos estaduais. Apenas 7,5% das estradas avaliadas foram consideradas em estado ótimo, enquanto 40,4% foram classificadas como regulares e 25,5% como boas. Esses números mostram que a maior parte das rodovias brasileiras precisa de intervenções para atender aos padrões de qualidade necessários.
Além disso, o estudo aponta que a maioria das vias avaliadas são pistas simples de mão dupla, totalizando 84,8% da extensão total. Entre as estradas com piores avaliações, destaque para aquelas localizadas nas regiões Nordeste, Sul e Norte do país, que foram consideradas péssimas.
Diante desse cenário, fica evidente a urgência de medidas para melhorar a infraestrutura rodoviária do Brasil e garantir condições mais seguras e eficientes para todos os usuários das estradas. A atuação do Ministério dos Transportes, sob a gestão do senador Renan Filho, se torna crucial nesse contexto, exigindo planejamento e investimentos estratégicos para superar os desafios existentes e promover um sistema de transporte terrestre mais adequado às demandas atuais.









