SENADO FEDERAL – Violência contra a Mulher em Pauta: Audiência Pública discute os Resultados do Estudo Nacional e a Subnotificação Policial

A 10ª edição da Pesquisa Nacional da Violência contra a Mulher será o tema principal de uma audiência pública interativa que será realizada nesta quarta-feira (28) na Comissão Mista de Combate à Violência contra a Mulher (CMCVM). O evento está agendado para as 14h30 e promete trazer debates importantes sobre os dados levantados pela pesquisa, bem como sobre o Mapa Nacional da Violência de Gênero, que foi derivado dessas informações e inclusive será apresentado na Organização das Nações Unidas (ONU) em Nova Iorque, durante o Mês da Mulher em março.

Realizada pelo instituto de pesquisas do Senado, DataSenado, em conjunto com o Observatório da Mulher contra a Violência (OMV), a pesquisa concluída em novembro do ano passado revelou um dado alarmante: 30% das brasileiras já foram vítimas de algum tipo de violência doméstica ou familiar por parte de homens. Esse índice, identificado como uniforme em todo o território nacional, foi regionalizado com margens de erro. Além disso, 62% das participantes da pesquisa afirmaram considerar o Brasil um país “muito machista”.

A senadora Augusta Brito (PT-CE), responsável pelo requerimento da audiência, ressaltou a importância da pesquisa, que é considerada a maior e mais longa série histórica sobre a violência contra a mulher no país. Nesta edição de 2023, mais de 21 mil mulheres foram ouvidas, permitindo análises estaduais inéditas.

Durante a audiência, serão apresentados dados do Mapa Nacional da Violência de Gênero, que revela uma grande subnotificação policial de casos de violência contra a mulher. Diversos gráficos e formatos de visualização visualmente acessíveis serão utilizados para mostrar as séries históricas, recortes regionais e étnico-raciais.

Diversos debatedores estão confirmados para participar do evento, incluindo a senadora Zenaide Maia (PSD-RN), a chefe de Pesquisa do DataSenado Isabela de Souza Lima Campos, a coordenadora do Observatório da Mulher Contra a Violência Maria Teresa Fröner e a coordenadora do Instituto Avon Beatriz Accioly Lins. A Procuradoria Especial da Mulher do Senado também teve participação na pesquisa, que contou com a colaboração do Instituto Avon e da organização de jornalismo de dados Gênero e Número.

A audiência pública será realizada no Plenário 2 da Ala Senador Nilo Coelho, no Senado Federal, e será transmitida ao vivo pelo canal da TV Senado no YouTube, com a possibilidade de participação virtual da sociedade. Os cidadãos interessados em enviar perguntas e comentários podem fazê-lo através do telefone da Ouvidoria do Senado ou do Portal e‑Cidadania. Este último também é uma plataforma que recebe opiniões sobre projetos em tramitação no Senado e sugestões para novas leis. Vale ressaltar que a participação no evento pode fornecer uma declaração de participação, útil para atividades complementares em cursos universitários.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo