A senadora Eliziane Gama, autora do requerimento em questão, irá representar a CDD na mencionada audiência, que tem como tema central “A importância da democracia para o povo brasileiro”. Esta iniciativa da Comissão de Cidadania e Direitos Humanos da ALERS faz parte de uma série de eventos voltados para a “Descomemoração dos 60 anos do golpe militar”, que teve início em 1964 e durou 21 anos.
Em declaração, a senadora destacou a relevância do tema em discussão na audiência pública, ressaltando a importância da democracia para a sociedade brasileira. Ela enfatizou a necessidade da presença da Comissão de Defesa da Democracia do Senado Federal no evento, contribuindo com seu posicionamento institucional para enriquecer o debate.
Segundo Eliziane Gama, sua palestra na audiência será fundamental para fornecer posicionamentos e informações que promovem a defesa dos princípios democráticos no país, além de fortalecer os laços entre as diferentes instâncias legislativas.
Além disso, vale ressaltar que a senadora Eliziane Gama é a responsável pela criação do projeto de lei (PL 6.103) que institui o Dia Nacional de Defesa da Democracia, aprovado em 20 de março pela CDD. A data escolhida para a celebração é 25 de outubro, em memória do jornalista Vladimir Herzog, torturado e assassinado pela ditadura militar no Brasil em 1975.
Essa iniciativa da senadora reforça seu compromisso com a defesa dos valores democráticos e com a preservação da memória dos que lutaram pela liberdade no país. A atuação de Eliziane Gama demonstra seu engajamento na promoção da democracia e na valorização dos direitos humanos, consolidando-a como uma importante liderança política no cenário nacional.