SENADO FEDERAL – Senador Zequinha Marinho defende retomada da Ferrogrão e critica decisão do STF que paralisa projeto vital para o desenvolvimento da Região Norte.



Em uma sessão no Plenário, realizada nesta quarta-feira, o senador Zequinha Marinho, do Podemos do Pará, manifestou apoio à revitalização do projeto da Ferrogrão, uma ferrovia planejada para conectar o município de Sinop, em Mato Grosso, aos portos de Miritituba e Itaituba, no Pará. Durante sua fala, ele criticou a recente decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que suspendeu os efeitos da Lei nº 13.452, sancionada em 2017. Esta legislação tinha como objetivo alterar os limites do Parque Nacional do Jamanxim, imprescindível para a viabilização do projeto ferroviário.

O senador enfatizou que a paralisação da Ferrogrão, resultado de uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) apresentada pelo PSOL, prejudica severamente o desenvolvimento da região Norte do Brasil. “A ferrovia pode gerar mais de R$ 60 bilhões para a cadeia produtiva. Além disso, contribuirá para uma significativa redução de até 77% nas emissões de CO2, quando comparado ao transporte rodoviário”, argumentou Marinho. Ele também destacou a relevância do projeto no contexto da COP 30, que será realizada em seu estado, enfatizando que o Brasil precisa demonstrar seu comprometimento com as metas climáticas globais.

Marinho apontou ainda os potenciais benefícios econômicos da obra, como a redução de até 35% nos custos logísticos de transporte nas cidades próximas aos terminais ferroviários, além de uma economia estimada em R$ 8 bilhões para as regiões beneficiadas. Ao citar dados da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), o parlamentar mencionou a previsão de criação de mais de 385 mil empregos diretos e indiretos.

“Vamos articular esforços para desbloquear os trilhos e colocar o desenvolvimento do Brasil nos 933 km da Ferrogrão. É crucial que os ministros do Supremo não se deixem levar por questões políticas que bloqueiam o progresso do país”, completou o senador, que preside a Frente Parlamentar em Defesa das Ferrovias Autorizadas. A expectativa é que essa mobilização seja um passo importante rumo à concretização de um projeto que promete não apenas facilitar a logística, mas também fortalecer a economia regional e minimizar os impactos ambientais.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo