SENADO FEDERAL – Senador destaca importância da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla no Brasil.



O senador Flávio Arns (PSB-PR) ressaltou a importância da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, que ocorre anualmente de 21 a 28 de agosto. Durante seu pronunciamento no Plenário, Arns destacou a relevância desse período de conscientização promovido por instituições como as Apaes e as Associações Pestalozzi, que buscam valorizar a inclusão e a participação dessas pessoas na sociedade.

Arns enfatizou que, ao longo dos 60 anos de celebração desta semana, houve mudanças na terminologia utilizada, passando de ‘Semana Nacional do Excepcional’ para abranger as deficiências intelectual e múltipla. O senador ressaltou a diversidade de condições englobadas nessa categoria, desde atletas paralímpicos até pessoas que necessitam de cuidados intensivos em casa, destacando também o papel fundamental das famílias, especialmente das mães, que muitas vezes se dedicam integralmente ao cuidado de filhos com deficiências mais acentuadas.

Além disso, Arns abordou a importância de políticas públicas como o Benefício de Prestação Continuada (BPC), que auxilia famílias em situação de vulnerabilidade com dependentes com deficiência. No entanto, ele alertou para a insuficiência do valor do benefício, que nem sempre cobre adequadamente os custos básicos de medicamentos e equipamentos necessários.

O senador destacou que, apesar dos avanços no Brasil em relação aos direitos das pessoas com deficiência, é fundamental que a legislação seja efetivamente cumprida para garantir a realidade desses direitos. Arns reforçou a importância de celebrar a luta das famílias, dos profissionais e dos amigos envolvidos nessa causa, enfatizando a necessidade contínua de garantir a inclusão e a dignidade de todas as pessoas com deficiência intelectual e múltipla.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo