O parlamentar manifestou seu apoio à obra, destacando que a parceria é uma demonstração de sensatez e um exemplo de como o interesse da população deve prevalecer sobre as divergências políticas. Em um momento de polarização ideológica, Kajuru ressaltou a importância do diálogo entre as duas principais autoridades do Poder Executivo do Brasil.
Para o senador, o túnel submerso representa um marco para a região, pois contribuirá significativamente para melhorar a mobilidade, reduzindo o tempo de percurso entre o Guarujá e o litoral Norte paulista. Estima-se que cerca de 80 mil pessoas circulem diariamente nessa rota, e o túnel de 1,5 km de extensão, com 870 metros passando por baixo do canal que liga ao porto de Santos, promete reduzir o tempo de percurso para apenas 2 minutos. Atualmente, o trajeto por rodovia leva mais de uma hora, enquanto por balsa pode variar de 20 minutos a 3 horas.
A expectativa é que essa infraestrutura traga benefícios significativos para a economia da região, reduzindo custos logísticos e facilitando o transporte de mercadorias. Além disso, a melhoria na mobilidade tende a ter impactos positivos no desenvolvimento do turismo local, tornando a região mais acessível e atraente para visitantes e investidores.
Essa parceria também representa um exemplo de cooperação entre o governo federal e o estadual, sinalizando que, quando há convergência de interesses em prol do desenvolvimento e do bem-estar da população, é possível superar diferenças políticas e ideológicas em benefício do país como um todo.