SENADO FEDERAL – Senador alerta para altos custos de pedágio na BR-364 e impacto nos produtos transportados, defendendo revisão do modelo.

O senador Marcos Rogério (PL-RO) expressou sua preocupação em relação ao modelo de concessão da BR-364, no trecho que liga as cidades de Vilhena a Porto Velho, em Rondônia, durante seu pronunciamento no Plenário nesta quinta-feira (3). De acordo com o senador, o projeto em questão prevê poucas obras e um dos pedágios mais caros do Brasil.

Segundo Marcos Rogério, a concessão contempla sete praças de pedágio e apenas cerca de 100 quilômetros de duplicação da rodovia. Ele ressaltou que a BR-364 é frequentemente congestionada devido ao grande número de veículos pesados que trafegam pela via.

O senador criticou o baixo volume de obras que, segundo ele, terá impacto positivo na vida dos usuários da rodovia. Além disso, ressaltou que o modelo de concessão resultará em pedágios muito altos para os motoristas. Segundo ele, uma carreta que circula entre Rondônia e Porto Velho pode chegar a pagar cerca de R$ 1.700 de pedágio nos dois trechos.

Diante dessa situação, Marcos Rogério defendeu a revisão do modelo de concessão e propôs a realização de audiências públicas na Comissão de Infraestrutura (CI) para discutir alternativas que reduzam os custos para os usuários. Ele alertou que os valores dos pedágios serão repassados aos consumidores finais, tornando mais caros produtos transportados, como alimentos e medicamentos.

Finalizando seu discurso, o senador anunciou a intenção de realizar diligências pelos estados brasileiros para verificar a eficácia da concessão da BR-364. Ele destacou a importância de fiscalizar se os prazos e investimentos estabelecidos estão sendo cumpridos, e ressaltou a necessidade de garantir que a população receba os benefícios prometidos com a concessão.

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