Ceci Cunha teve uma trajetória política marcante, sendo vereadora em Arapiraca por dois mandatos consecutivos, de 1988 a 1995, e deputada federal de 1995 a 1998. Sua atuação política chamou a atenção pela dedicação e comprometimento com suas causas e com a população que representava. Infelizmente, sua vida política foi interrompida de forma trágica, quando foi assassinada em dezembro de 1998, a mando de um suplente, Talvane Albuquerque, que acabou tomando posse em seu lugar.
Além de seu legado político, Ceci Cunha deixou um importante papel na vida do senador Rodrigo Cunha, seu filho, que atualmente representa Alagoas no Senado pelo partido Podemos. A Comenda que leva seu nome visa homenagear não apenas a figura de Ceci Cunha, mas todas as mulheres que, assim como ela, se dedicam ao serviço público com integridade e comprometimento.
A criação da Comenda Ceci Cunha representa um reconhecimento da importância das mulheres na política e um estímulo para que mais mulheres se engajem nesse campo, contribuindo para uma representatividade mais equilibrada e diversificada nas esferas do poder. É mais um passo na direção da igualdade de gênero e valorização do papel das mulheres na construção de uma sociedade mais justa e igualitária.