SENADO FEDERAL – Senado Celebra Comenda Santa Dulce, Reconhecendo Contribuições à Saúde de Sete Personalidades e Instituições Sociais nesta Terça-feira

Nesta terça-feira, 12 de setembro, o Senado Federal realizará uma cerimônia especial para a entrega da Comenda Santa Dulce dos Pobres, uma honraria que reconhece o trabalho de indivíduos e instituições que têm se destacado na área da saúde e assistência social. O evento, que começará às 10h no Plenário, promete reunir personalidades comprometidas com a causa social em uma celebração do altruísmo e da solidariedade.

Serão sete os agraciados na ocasião, entre eles a icônica figura de Santa Dulce dos Pobres, que será homenageada postumamente. A lista de homenageados inclui Henrique Duarte Prata, um dos idealizadores do Hospital de Amor, anteriormente conhecido como Hospital de Câncer de Barretos, cujo trabalho tem impactado milhares de vidas. Frei Hans Stapel, que fundou a Fazenda da Esperança, uma comunidade que atua na recuperação de dependentes químicos, também será reconhecido por suas contribuições significativas. As outras homenagens contemplam organizações como a Comunidade Filhos da Misericórdia, a Fundação Altino Ventura, a Associação Peter Pan e a Obra Social Dona Meca, todas atuantes em diversas áreas de assistência à saúde e bem-estar social.

A Comenda foi criada em 2020 a partir de uma iniciativa do senador Eduardo Girão e é concedida anualmente a pessoas ou instituições que prestaram serviços inestimáveis à saúde. As indicações para receber a honra podem ser feitas por qualquer senador, desde que acompanhadas de uma justificativa que destaque os méritos dos candidatos. Essas nomeações são examinadas por um conselho composto por representantes de cada partido no Senado, garantindo assim uma avaliação justa e criteriosa.

A escolha do nome da comenda se inspira na vida de irmã Dulce, canonizada pelo Papa Francisco em 2019. Nascida em Salvador em 26 de maio de 1914, Irmã Dulce dedicou sua existência ao atendimento dos mais necessitados, fundando, entre outras instituições, a Associação Obras Sociais Irmã Dulce, que hoje é referência no cuidado à população carente na Bahia. Seu legado transcende as fronteiras, servindo como exemplo de compaixão e serviço ao próximo.

Irmã Dulce, reconhecida por suas virtudes heroicas, foi beatificada em 2011 e, após seu reconhecimento como santa, tornou-se um símbolo de esperança e fé, inspirando ações sociais em todo o país. A cerimônia de entrega da Comenda é assim não só um reconhecimento aos homenageados, mas também uma convocação à sociedade para que continue a apoiar as causas sociais.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo