O senador Otto Alencar (PSD-BA), relator da matéria, ressaltou a importância dessa iniciativa para o Brasil participar ativamente do esforço global de descarbonização do planeta. Ao aprovar o marco legal do hidrogênio de baixa emissão de carbono, o Senado reforça o compromisso do país com o meio ambiente e com a busca por fontes de energia mais limpas e sustentáveis.
No entanto, mesmo com a aprovação do relatório pelo Plenário, ainda há algumas sugestões de mudanças a serem analisadas antes do texto seguir para a Câmara dos Deputados. Essas alterações podem garantir que o marco legal do hidrogênio esteja alinhado com as necessidades e demandas da sociedade brasileira, bem como com os objetivos de redução de emissões de gases de efeito estufa.
A aprovação desse projeto representa um avanço significativo no campo da energia renovável e da luta contra as mudanças climáticas. O Brasil, ao se comprometer com o uso do hidrogênio de baixa emissão de carbono, demonstra seu papel de liderança na transição para uma economia mais verde e sustentável. Com a adoção de políticas e medidas como essa, o país se posiciona como um exemplo a ser seguido por outras nações no combate ao aquecimento global.




