SENADO FEDERAL – Senado analisa projeto de lei que prioriza veículos sustentáveis e biocombustíveis em compras públicas para incentivar transição energética.



A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) está analisando um projeto de lei que representa um passo importante para a promoção da sustentabilidade no setor público. O PL 1.086/2024, de autoria do senador Fernando Farias (MDB-AL), propõe a priorização de veículos movidos a biocombustíveis ou hidrogênio nas compras e locações realizadas por meio de licitações públicas. Esse projeto recebeu um relatório favorável do senador Fernando Dueire (MDB-PE) e está pronto para ser incluído na pauta do colegiado.

Além disso, o PL 1.086/2024 também contempla a preferência pela aquisição de biocombustíveis ou hidrogênio verde para abastecer a frota pública. No contexto desta iniciativa, é relevante destacar a recente aprovação do PL 2.308/2023 pelo Senado, o qual estabelece um marco regulatório para a produção do hidrogênio de baixa emissão de carbono e estipula incentivos fiscais e financeiros para o setor.

O projeto em análise propõe alterações na Lei de Licitações e Contratos Administrativos, estabelecendo uma margem de preferência para veículos flex-fuel ou exclusivamente movidos a biocombustível ou hidrogênio. Essa margem pode variar de 10% a 20%, de acordo com regulamentação. Além disso, considera-se a densidade energética dos combustíveis automotivos para a compra de combustíveis, visando incentivar o uso de biocombustíveis limpos e sustentáveis.

O senador Fernando Farias destaca que o objetivo principal do projeto é incentivar a transição energética, ampliando a discussão para além da eletrificação dos motores. Em sua visão, é fundamental a preocupação com a sustentabilidade de toda a cadeia, considerando os impactos ambientais das tecnologias utilizadas na fabricação e operação dos veículos.

O relatório do senador Fernando Dueire apoia o texto original do projeto, ressaltando o incentivo claro que a proposta oferece à indústria de biocombustíveis, em especial ao etanol. Vale ressaltar que, após a análise na CAE, o PL 1.086/2024 seguirá para a Comissão de Infraestrutura (CI) em decisão terminativa.

Em um cenário mais amplo, o projeto também aborda questões relacionadas à preferência por bens compostáveis ou eficientes no uso de energia, água e materiais nas licitações públicas. Isso reflete a preocupação em promover práticas sustentáveis não apenas no setor de transportes, mas em diversas áreas da administração pública.

Desta forma, o debate em torno do PL 1.086/2024 destaca a importância de medidas concretas para promover a sustentabilidade e a responsabilidade ambiental no contexto das compras e contratações realizadas pelo poder público. A promoção de veículos e combustíveis sustentáveis é uma tendência global que o Brasil, por meio deste projeto, busca incorporar em suas práticas administrativas.

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