De acordo com Izalci, os tributos sobre a venda de imóveis podem chegar a 18,9%, mais do que o dobro do valor atual, o que resultará em um aumento de mais de 50% na carga tributária dessas transações em casos específicos. O senador classificou essa medida como uma “espoliação do setor imobiliário” e alertou para os possíveis reflexos sobre consumidores e investidores. Ele criticou a postura do governo e afirmou que o aumento de tributos será repassado diretamente para o consumidor final, aumentando os custos das transações e encarecendo a compra de imóveis.
Izalci enfatizou a importância da sensibilidade e responsabilidade do governo em um momento de crise e incerteza, destacando que a casa própria é o sonho de muitos brasileiros. Ele elogiou a iniciativa do senador Vanderlan Cardoso (PSD-GO) de criar um grupo de trabalho na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) para debater o projeto de regulamentação da reforma tributária.
Diante desse cenário, Izalci Lucas fez um apelo ao governo para rever essa medida e garantir que a população não seja prejudicada. Ele ressaltou a importância de buscar soluções que não impactem negativamente o setor imobiliário e que não dificultem o acesso à casa própria para os brasileiros.