SENADO FEDERAL – Projetos de lei em destaque na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado nesta terça-feira: deduções fiscais e prorrogação de prazos.

Na próxima terça-feira (10), a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado tem uma pauta de votações com quatro projetos de lei e um requerimento em destaque. Um dos projetos em discussão é o PL 2.440/2023, de autoria do senador Flávio Arns (PSB-PR), que tem como objetivo permitir deduções de tributos para quem fizer doações a fundos patrimoniais de instituições de educação e pesquisa.

O PL propõe alterações nas Leis 9.249, de 1995, e 9.250, de 1995, com o intuito de possibilitar que empresas e pessoas físicas possam deduzir doações aos fundos patrimoniais dessas instituições. O relator da matéria, senador Rodrigo Cunha (Podemos-AL), já apresentou um voto favorável na forma de um substitutivo, que agora aguarda votação na CAE.

Outro projeto em discussão é o PLP 187/2023, de autoria do senador Jader Barbalho (MDB-PA), que propõe prorrogar o prazo para a transposição e transferência de saldos financeiros remanescentes de contas de fundos de saúde até o fim do exercício financeiro de 2024. A iniciativa visa utilizar mais de R$ 2 bilhões de saldos nas contas dos fundos de saúde em todo o país.

Além disso, a pauta da comissão também inclui o PL 5.634/2019, que trata do plantio de espécies nativas para recuperação de áreas ecologicamente sensíveis em propriedades rurais, e o PL 173/2020, que autoriza a transferência de capital para as Associações de Proteção e Assistência aos Condenados (Apacs).

Um requerimento em análise na CAE é o REQ 140/2024, que pede informações e esclarecimentos ao ministro da Fazenda, Fernando Haddad, sobre uma possível nova tributação para as big techs. O pedido foi apresentado pelo senador Flavio Azevedo (PL-RN) e visa entender melhor a proposta de tributação para plataformas digitais, diante das recentes discussões sobre reforma tributária no Congresso Nacional.

Com uma pauta diversificada e temas relevantes para a economia e sociedade, a CAE do Senado se prepara para mais uma sessão de votações na próxima semana. A expectativa é que os projetos em discussão possam contribuir para o desenvolvimento e aprimoramento do sistema econômico do país.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo