SENADO FEDERAL – Projeto de Lei Complementar restringe isenção fiscal para pessoas com deficiência na compra de veículos e incentiva a produção de carros híbridos.



O Projeto de Lei Complementar que regulamenta a reforma tributária, conhecido como PLP 68/2024, foi aprovado na terça-feira (17) na Câmara dos Deputados e agora aguarda sanção. Essa proposta apresenta restrições em relação à compra de veículos com alíquota zero por pessoas com deficiência, o que gera polêmica e impacta diretamente quem depende dessas isenções para ter acesso a um veículo adaptado às suas necessidades.

Uma das mudanças mais significativas trazidas pelo projeto foi a limitação das deficiências físicas que dão direito à isenção do Imposto sobre Bens e Serviços (IBS) e da Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS). Agora, somente as deficiências que comprometem partes do corpo relacionadas à segurança ao dirigir e que causem incapacidade total ou parcial para dirigir serão contempladas com o benefício. Isso significa que deficiências que não causem dificuldades para funções locomotoras não serão consideradas elegíveis para a isenção.

Outro ponto polêmico é a exclusão do direito à isenção para pessoas com transtorno do espectro autista (TEA) de nível de suporte 1, que é considerado leve. Essa medida restringe o acesso ao benefício apenas para casos mais graves, o que tem gerado críticas por parte de entidades que defendem os direitos das pessoas com TEA.

Além disso, o projeto estabelece benefícios para montadoras que produzem veículos híbridos, incentivando a redução da emissão de gases do efeito estufa. Outras medidas previstas são relacionadas aos programas automotivos, como o Mover, que prioriza carros híbridos e prevê metas para a produção desses veículos.

Por fim, o texto também traz mudanças nas compras governamentais e nos contratos com a administração pública, visando reestabelecer o equilíbrio econômico-financeiro diante das alterações na carga tributária. Essas medidas têm o objetivo de garantir transparência e equidade nas relações comerciais e contratuais entre o setor público e privado.

Diante de todas essas mudanças propostas pelo PLP 68/2024, cabe agora aguardar pela sanção e observar como essas medidas impactarão diretamente a vida das pessoas com deficiência e o setor automotivo como um todo. É importante que sejam feitas análises e debates aprofundados para avaliar os possíveis desdobramentos dessas novas regras tributárias.

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