O objetivo do projeto é homenagear o Cânion do Rio Poti como monumento nacional, reconhecendo a importância desse fenômeno natural e fortalecendo sua visibilidade como destino turístico. A autora do projeto destacou a beleza da região dos Sertões de Crateús, entre Ceará e Piauí, e ressaltou a transformação do local em monumento nacional como uma forma de atrair investimentos e turistas, contribuindo assim para o desenvolvimento econômico da região.
Cid Gomes enfatizou que o Cânion do Rio Poti possui um grande potencial geoturístico, contribuindo para o desenvolvimento sustentável e o bem-estar das comunidades locais. Os paredões da garganta, com cerca de 60 metros de altura, criam cavernas naturais e formas de beleza incomum, algumas adornadas com gravuras rupestres únicas na região.
Com a aprovação do projeto pela CMA, o Cânion do Rio Poti agora aguarda a tramitação na Câmara dos Deputados, podendo tornar-se em breve um importante ponto turístico do Brasil. A iniciativa visa não apenas valorizar a beleza natural do local, mas também promover a sustentabilidade ambiental e valorizar a cultura local, atraindo assim mais visitantes e investimentos para a região.
Esta é mais uma medida importante para a preservação do patrimônio ambiental brasileiro e para o estímulo do turismo sustentável, proporcionando benefícios econômicos e sociais para as comunidades locais e fortalecendo a proteção da natureza.





