SENADO FEDERAL – Produção agropecuária brasileira alcança recorde em 2023, mas escoamento da safra ainda enfrenta desafios logísticos em todo o país.



A produção agropecuária brasileira atingiu um recorde em 2023, com um crescimento de 15,1%, o maior desde 1995, conforme informações divulgadas pelo Ministério da Agricultura e Pecuária. No entanto, apesar desse sucesso, o escoamento da produção ainda apresenta desafios significativos para o país. O sistema de transporte predominante é rodoviário, havendo uma escassez de ferrovias e hidrovias, além da dificuldade de acesso aos portos, especialmente na parte norte do Brasil. Essas limitações têm impacto direto no escoamento e nas exportações dos produtos agropecuários.

De acordo com dados da Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), a produção de soja e milho, dois dos principais destaques da produção nacional, totalizaram 286,5 milhões de toneladas em 2023. Grande parte dessa produção provém das novas fronteiras agrícolas localizadas acima do paralelo 16°S, que abrange o sul de Mato Grosso até o sul da Bahia. Essas regiões são responsáveis por 69% da produção de soja e milho do país, porém apenas 34% da produção é escoada através dos portos da região do Arco Norte.

Durante uma audiência pública realizada pela Comissão de Agricultura do Senado, diversos especialistas debateram os desafios enfrentados pelo setor para o escoamento da safra brasileira. A preocupação com o transporte e a logística de exportação foi destacada pelo senador Jaime Bagattoli, que ressaltou a importância de medidas urgentes para evitar um possível colapso na agricultura brasileira nos próximos anos.

Além dos entraves no escoamento por rodovias, as questões relacionadas às hidrovias e ferrovias também foram abordadas durante a audiência. A falta de investimentos e a infraestrutura precária nessas vias de transporte representam obstáculos significativos para a expansão do agronegócio no Brasil. A aprovação de legislações como a Lei dos Portos e o Marco Legal das Ferrovias visam estimular o investimento privado e melhorar a infraestrutura logística do país.

Em relação às melhorias nas rodovias, dados do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) apontam um aumento nos investimentos e na qualidade das estradas, especialmente no Arco Norte. O diretor-geral do Dnit ressaltou a importância dessas melhorias para o escoamento das safras agrícolas e destacou a meta de investir ainda mais nos corredores do agronegócio em 2024.

Diante dos desafios enfrentados pelo setor agropecuário, a necessidade de um sistema de transporte integrado e eficiente se torna cada vez mais urgente. A continuidade dos investimentos em infraestrutura e a busca por soluções logísticas inovadoras são essenciais para garantir o sucesso contínuo da produção agrícola e pecuária no Brasil.

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