SENADO FEDERAL – Presidente sanciona lei que institui o Dia Nacional da Educação Legislativa para 15 de maio, em honra à Associação das Escolas do Legislativo e de Contas.

O presidente da República sancionou nesta segunda-feira (8) a Lei 14.798, que institui o Dia Nacional da Educação Legislativa, a ser celebrado anualmente no dia 15 de maio. A lei é resultado de proposta de autoria do senador Paulo Paim (PT-RS), aprovada no Senado em dezembro. A data de 15 de maio faz alusão à criação, em 2003, da Associação das Escolas do Legislativo e de Contas (Abel), um marco que permitiu a institucionalização da educação legislativa nos parlamentos e tribunais de contas do país. Com a lei, o Dia Nacional da Educação Legislativa passa a integrar o calendário oficial de eventos nacionais.

Segundo o senador Paulo Paim, ao longo dos anos a educação legislativa se consolidou como um segmento essencial para o aperfeiçoamento das atividades parlamentares, avançando e expandindo-se para além das casas legislativas e tribunais, beneficiando também as comunidades locais e a sociedade em geral com a promoção de cursos e eventos voltados à formação política e cidadania.

Na justificativa do projeto que originou a lei, Paim lembra que a Constituição aponta a educação como requisito para o fortalecimento e a modernização das instituições públicas. Ele destaca que o Senado foi um dos pioneiros na área, com a criação, em 1997, do Instituto Legislativo Brasileiro (ILB).

A criação do Dia Nacional da Educação Legislativa é um passo importante para reconhecer e valorizar o papel da educação no aprimoramento da atividade legislativa no Brasil. A institucionalização dessa data no calendário oficial de eventos nacionais demonstra o compromisso do país em promover a formação política e cidadã, fortalecendo, assim, as instituições públicas e contribuindo para uma sociedade mais participativa e consciente.

A sanção presidencial representa o reconhecimento do papel fundamental desempenhado pela educação legislativa na construção de uma sociedade mais justa e democrática. A partir de agora, o Dia Nacional da Educação Legislativa será uma oportunidade para celebrar os avanços alcançados nessa área e para refletir sobre os desafios e oportunidades que ainda se apresentam. A iniciativa do senador Paulo Paim e a aprovação no Senado Federal demonstram a importância atribuída à educação legislativa como meio de fortalecer a democracia e promover a cidadania.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo