SENADO FEDERAL – Pesquisa aponta que sete em cada dez brasileiros defendem incentivo do governo para semana de trabalho de quatro dias.


Sete a cada dez brasileiros acreditam que o governo deveria incentivar as empresas a adotar a semana de trabalho de quatro dias, de acordo com uma pesquisa do Instituto DataSenado sobre jornada de trabalho e qualidade de vida. Os dados revelam que 73% da população concorda que o governo deveria oferecer incentivos às empresas que adotassem essa prática, visando melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores.

A pesquisa também apontou que 54% dos brasileiros acreditam que uma carga horária menor impactaria positivamente na qualidade de vida dos trabalhadores, principalmente por beneficiar a saúde mental das pessoas. No entanto, 34% dos entrevistados não acreditam que essa mudança faria diferença, enquanto 9% acreditam que a situação poderia piorar. Entre as preocupações daqueles que acreditam que a redução da jornada de trabalho seria prejudicial, a principal é a possível diminuição da renda.

Quando questionados sobre a possibilidade de reduzir a jornada de trabalho de cinco para quatro dias sem redução de salário, metade dos brasileiros (51%) concorda que essa iniciativa seria benéfica. Apesar da confiança da população de que essa redução traria melhorias na qualidade de vida, as opiniões se dividem quanto à produtividade. Enquanto 35% acreditam que a produtividade aumentaria, 21% consideram que diminuiria e 40% não acreditam em mudanças significativas.

A senadora Soraya Thronicke, em parceria com o Instituto DataSenado, conduziu o levantamento para ouvir os brasileiros sobre a carga horária, produtividade e qualidade de vida no trabalho. Com base nos resultados da pesquisa, a senadora propôs o Diploma Empresa Ideal, que reconheceria as empresas comprometidas em promover a qualidade de vida dos funcionários. Entre os critérios para receber o prêmio estão a redução da jornada semanal de trabalho, respeito às normas trabalhistas e estímulo ao teletrabalho.

A proposta da senadora visa incentivar as empresas a adotar práticas que beneficiem tanto os trabalhadores quanto o ambiente de trabalho, visando o bem-estar e a produtividade no cenário laboral brasileiro.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!



Botão Voltar ao topo