Paim ressaltou que o novo PAC tem uma previsão de investimento de R$ 1,7 trilhão em todo o Brasil. Ele enfatizou a importância das parcerias entre o governo federal, estados, municípios e setor privado para o sucesso do programa. O senador também destacou a criação de quatro milhões de empregos como resultado dessas obras e serviços, enaltecendo o avanço do país.
Além disso, Paim mencionou o projeto de lei (PL 5.384/2020) que visa tornar permanente a política de cotas para o ingresso de pretos, pardos, indígenas, pessoas com deficiência e alunos de escolas públicas em instituições federais de ensino. Ele informou que a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) realizará uma audiência pública para debater a proposta.
O senador também parabenizou o presidente Lula por sua agenda no continente africano. Lula participou da 15ª Cúpula dos Chefes de Estado do Brics, que reúne Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. Durante a conferência, ele também passou por Angola e São Tomé e Príncipe, participando da 14ª Conferência de Chefes de Estado das comunidades dos países de Língua Portuguesa.
Segundo Paim, a viagem de Lula foi muito positiva, com acordos de cooperação econômica e fortalecimento das relações entre os países do Sul Global. O senador ressaltou também a importância de reformas estruturantes no sistema internacional.
Em conclusão, o senador Paulo Paim elogiou o presidente Lula pelo lançamento do novo PAC e pela sua agenda internacional. Ele destacou os investimentos que serão realizados no Rio Grande do Sul e a criação de empregos, além de apoiar a política de cotas nas instituições federais de ensino. Paim salientou a importância das parcerias e das reformas estruturantes para o desenvolvimento do país.