Um dos projetos mais emblemáticos anunciados durante a visita é a construção da ponte binacional Brasil-Bolívia. Essa infraestrutura, que ligará Guajará-Mirim, em Rondônia, a Guayaramerín, na Bolívia, foi enfatizada pelo senador como uma obra vital para impulsionar a economia local e expandir as rotas de comércio. A presença de Lula ao lado do presidente boliviano, Luis Arce, sublinha a importância desta ponte, que simboliza a integração e o fortalecimento dos laços entre os dois países.
Um aspecto histórico da visita foi a assinatura da ordem de serviço para a construção da ponte sobre o Rio Madeira. Essa iniciativa, buscada há 122 anos, finalmente se concretiza, com Confúcio observando que a luta por essa integração com a América Latina mobilizou diversas expedições de lideranças rondonienses ao longo dos anos. O senador ressaltou que a nova ponte está alinhada com os grandes programas de desenvolvimento do governo federal, destacando os cinco corredores de exportação propostos pela ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, sendo o de Rondônia o primeiro a ser implementado.
Além da ponte, o senador também trouxe à tona o lançamento do Hospital Universitário de Rondônia, resultado de uma colaboração entre a Universidade Federal de Rondônia (Unir), a prefeitura de Porto Velho e a bancada federal. A visita presidencial ocorreu em um contexto de intensa polarização política no estado, no entanto, Confúcio destacou que o evento se desenrolou de maneira pacífica, com foco exclusivo em investimentos e desenvolvimento, sem espaço para discursos de ódio ou ataques.
Em suma, a visita do presidente Lula e os anúncios realizados durante a mesma trazem expectativas significativas para o futuro econômico e social de Rondônia, reforçando a importância do estado no contexto nacional e na integração latino-americana.