SENADO FEDERAL – Desafio para o Brasil: ONU lança estratégia global para zerar emissões de transporte marítimo até 2050, impactando o comércio internacional.



A Organização das Nações Unidas (ONU), por meio da Organização Marítima Internacional (IMO), lançou em 2023 uma estratégia global ambiciosa com a meta de zerar as emissões de gases do efeito estufa provenientes do transporte marítimo até 2050. Esse desafio foi tema de uma audiência pública realizada na Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI) nesta terça-feira (15) e contou com a participação de especialistas no assunto.

Flavio Haruo Mathuiy, assessor da comissão do governo brasileiro para assuntos relacionados à IMO, destacou a importância de o Brasil elaborar um plano nacional para a transição energética rumo à descarbonização do transporte marítimo. Ele ressaltou que a IMO é uma agência especializada da ONU composta por 176 países-membros e três associados, com participação de diversas organizações não governamentais e intergovernamentais.

A nova estratégia da IMO, aprovada em 2023, estabelece metas bastante exigentes, com pontos de verificação em 2030 e 2040, visando alcançar emissões absolutas líquidas zero até 2050. Essa transição exigirá a redução significativa das emissões dos navios, o que impactará diretamente o transporte de cargas, sobretudo no Brasil, um dos maiores exportadores do mundo.

A coordenadora-geral de Navegação Marítima do Ministério de Portos e Aeroportos, Bruna Roncel de Oliveira, destacou a necessidade de o Brasil adotar uma coordenação nacional para as iniciativas de transição energética, a fim de garantir a sustentabilidade e a competitividade no comércio internacional. Ela ressaltou a importância de incentivos fiscais e financeiros para favorecer a adoção de combustíveis mais limpos e a modernização da infraestrutura portuária.

Além disso, Elisa Salomão Lage, do BNDES, mencionou a importância do banco no financiamento de projetos que visam a redução de emissões de gases de efeito estufa no setor marítimo, promovendo ações em consonância com as metas estabelecidas pela IMO.

Diante do desafio da descarbonização do transporte marítimo, o Brasil precisará investir em modernização dos portos, adaptação de motores de navios e ampliação da infraestrutura ferroviária. A integração e coordenação de todas as iniciativas ministeriais são fundamentais para garantir uma transição energética eficiente e sustentável no país.

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