Além da audiência pública, o CCS também terá uma reunião ordinária marcada para as 14h do mesmo dia. Na pauta da tarde estão previstos temas como a redação final da proposta de modificação do Regimento Interno do Conselho, a proposta de audiência pública sobre DTV+ e um debate sobre o encerramento de programas de moderação de conteúdo em plataformas digitais. Também estão na agenda os relatórios de andamento das comissões temáticas do conselho, comunicações dos conselheiros e a participação da sociedade civil.
A discussão sobre o mercado de streaming, com destaque para o sistema de vídeos sob demanda (VoD), será um dos pontos centrais do encontro. Esse modelo, utilizado por plataformas como Netflix, YouTube e PrimeVideo, permite aos usuários escolherem o que assistir em um catálogo e consumir o conteúdo no momento e local desejados.
O CCS é um órgão auxiliar do Congresso Nacional composto por 13 membros titulares e 13 suplentes, cuja função é realizar estudos, pareceres e recomendações sobre temas relacionados à comunicação social no Brasil. Os membros do conselho são eleitos em sessão conjunta do Congresso, a partir de indicações de entidades representativas do setor.
Para participar do evento, os cidadãos podem enviar perguntas e comentários através do telefone da Ouvidoria do Senado ou pelo Portal e-Cidadania, possibilitando interatividade e contribuições para o debate. O Senado oferece uma declaração de participação, que pode ser utilizada como hora de atividade complementar em cursos universitários, por exemplo. O Portal e-Cidadania também é um espaço para que os cidadãos expressem sua opinião sobre os projetos em tramitação no Senado e façam sugestões para novas leis.