SENADO FEDERAL – Comissão sobre Relações Econômicas com os EUA se Reúne e Apresenta Plano de Trabalho para Superar Tarifa de 50% em Produtos Brasileiros

Nesta terça-feira, 2 de outubro, a comissão temporária destinada ao debate das relações econômicas bilaterais entre Brasil e Estados Unidos (CTEUA) realizará sua primeira reunião oficial. O encontro, marcado para as 11h30, terá como foco a apresentação e a apreciação do plano de trabalho elaborado pela relatora, senadora Tereza Cristina, do Partido Progressista do Mato Grosso do Sul. A comissão é presidida pelo senador Nelsinho Trad, também do Mato Grosso do Sul, que já demonstrou a importância do diálogo entre as duas nações.

A CTEUA foi constituída em julho deste ano, em resposta à imposição de uma tarifa de 50% pelo governo dos Estados Unidos sobre uma significativa gama de produtos brasileiros. Essa tarifa, que entrou em vigor em agosto, afeta cerca de 95 categorias de produtos, totalizando aproximadamente 3,8 mil itens. Entre os produtos excluídos dessa taxação, estão petróleo, minérios de ferro, suco de laranja, celulose e peças para aeronaves, o que, segundo analistas, pode indicar uma tentativa do governo americano de suavizar suas relações comerciais com o Brasil em meio a crescentes tensões globais.

Na tentativa de amenizar esses atritos, a comissão já realizou uma missão oficial a Washington, entre os dias 28 e 30 de julho, onde os integrantes tiveram a oportunidade de se reunir com autoridades e empresários norte-americanos. De acordo com o senador Nelsinho Trad, o encontro possibilitou a criação de uma “ponte de diálogo”, fundamental para restabelecer e aprimorar as relações entre os parlamentos dos dois países, que têm enfrentado desafios nos últimos meses.

Com um prazo de 60 dias para concluir seus trabalhos, a expectativa é que a comissão apresente propostas concretas que possam contribuir para a renegociação das tarifas e a melhoria das relações comerciais Brasil-EUA. A reunião desta terça-feira será um marco importante para o delineamento das futuras ações do colegiado e, potencialmente, para a recuperação das relações econômicas entre as duas nações.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo