SENADO FEDERAL – Comissão Mista de Orçamento (CMO) é instalada e inicia trabalhos na quarta-feira com eleição de presidente e vice-presidente.


A Comissão Mista de Orçamento (CMO) retomará suas atividades nesta quarta-feira (24), às 14h30, em uma reunião de instalação que promete ser decisiva. Durante o encontro, está prevista a eleição do presidente e do vice-presidente da comissão, membros responsáveis por votar projetos de lei relacionados ao plano plurianual, diretrizes orçamentárias, Orçamento da União e créditos adicionais.

Normalmente, a CMO é instalada até a última terça-feira de março de cada ano, coincidindo com o término do mandato dos membros da comissão anterior. No ano passado, a senadora Daniella Ribeiro (PSD-PB) liderou a comissão, com os deputados Luiz Carlos Motta (PL-SP) e Danilo Forte (União-CE) atuando como relatores da Lei Orçamentária Anual (LOA) e da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), respectivamente.

As funções de direção da CMO, assim como os cargos de relator-geral da LOA e relator da LDO, são exercidas de forma alternada entre senadores e deputados. Neste ano, seguindo o padrão de alternância, um deputado assumirá a presidência da comissão, enquanto os relatores da LOA e da LDO serão senadores.

Este reinício das atividades da CMO é aguardado com grande expectativa, visto que o orçamento público é um tema de extrema importância e impacto na gestão do país. A sociedade acompanhará de perto as decisões e votações que serão realizadas pela comissão, aguardando por medidas que possam contribuir para o desenvolvimento econômico e social do Brasil.

A retomada dos trabalhos da CMO marca o início de um novo ciclo de debates e deliberações sobre o orçamento nacional, com a certeza de que as decisões tomadas terão reflexos diretos na vida de todos os brasileiros. A transparência e eficiência na gestão dos recursos públicos são fundamentais para garantir um futuro próspero e sustentável para o país.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!



Botão Voltar ao topo