SENADO FEDERAL – Comissão de Meio Ambiente discute papel do cooperativismo na agricultura familiar para a COP 30 em audiência pública no Senado



Na próxima terça-feira, 10 de outubro, às 9h, a Comissão de Meio Ambiente (CMA) do Senado Federal promoverá um debate focado na relevância do cooperativismo da agricultura familiar durante a COP 30, que ocorrerá em novembro na capital paraense, Belém. A audiência foi proposta pelo senador Fabiano Contarato, presidente da CMA, que acredita ser fundamental valorizar os agricultores familiares nas discussões climáticas internacionais.

Contarato enfatiza que a agricultura familiar, muitas vezes vista como uma vítima da crise climática, deve ser reconhecida como uma protagonista nas soluções sustentáveis e inclusivas. Ele destaca que a realização da COP 30 no Pará representa uma oportunidade ímpar para promover inclusão social, argumentando que a atuação dessas cooperativas é essencial nas práticas de proteção e recuperação ambiental.

Uma das instituições que se fará presente no evento é a União Nacional das Cooperativas de Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes). Com mais de 1.500 cooperativas e cerca de 1 milhão de cooperados em todo o Brasil, a Unicafes trará à tona propostas concretas para a agenda climática. O resultado dessa mobilização é o “Manifesto do Cooperativismo da Agricultura Familiar para a COP 30”, que contém 12 propostas abordando temas como agroecologia, bioeconomia, justiça climática, financiamento verde, sociobiodiversidade e energias renováveis.

Entre os confirmados para a audiência estão Alex Macedo, coordenador de Meio Ambiente da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Andrea Porro, secretário-geral da Organização Mundial dos Agricultores (OMA), Aparecido Souza, presidente da Unicafes, e Liara Carvalho, analista ambiental do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima.

Os cidadãos que desejarem participar do evento terão a oportunidade de enviar perguntas e comentários através do telefone da Ouvidoria do Senado ou pelo Portal e-Cidadania. Essa interação permitirá que os senadores e debatedores respondam às questões ao vivo. Além disso, a iniciativa proporciona uma declaração de participação que pode ser utilizada como atividade complementar em cursos universitários, reforçando a importância do envolvimento da sociedade nas discussões sobre políticas ambientais.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo