SENADO FEDERAL – Comissão de Educação propõe inclusão do combate ao analfabetismo na avaliação de desempenho das universidades.

Na última terça-feira (11), a Comissão de Educação (CE) do Senado aprovou uma importante indicação que pode impactar diretamente no sistema de avaliação das universidades brasileiras. A proposta, conhecida como INS 8/2025, sugere ao Poder Executivo a inclusão do combate ao analfabetismo como um dos critérios de avaliação do desempenho das instituições de ensino superior.

O texto, originalmente apresentado como um projeto de lei pelo senador Jorge Kajuru (PSB-GO) sob o nome de PL 4.682/2019, sofreu uma alteração significativa durante a tramitação na CE. A relatora designada para analisar a proposta, senadora Teresa Leitão (PT-PE), decidiu transformar o projeto em uma sugestão ao governo federal, visando uma implementação mais rápida e eficaz da medida.

A inclusão do combate ao analfabetismo como critério de avaliação do desempenho das universidades representa um avanço no sentido de promover a inclusão social e o combate à desigualdade no país. A medida, se implementada, pode incentivar as instituições de ensino a desenvolverem ações e programas voltados para a alfabetização de jovens e adultos, contribuindo assim para a formação de uma sociedade mais educada e capacitada.

É importante ressaltar que o analfabetismo ainda é um desafio a ser enfrentado no Brasil, mesmo após tantos avanços na área da educação. Portanto, a atuação do Poder Executivo em parceria com as universidades pode ser fundamental para a redução desse problema e para a garantia de um ensino de qualidade para todos os cidadãos.

Diante disso, a aprovação da indicação pela Comissão de Educação representa um passo importante na busca por uma educação mais inclusiva e igualitária em nosso país. Resta agora aguardar as próximas etapas para que essa proposta se torne realidade e traga benefícios concretos para a sociedade brasileira.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo