SENADO FEDERAL – Comissão de Assuntos Sociais aprova projeto de Política Nacional sobre Doenças Inflamatórias Intestinais, que segue para análise do Plenário

A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) aprovou nesta quarta-feira o Projeto de Lei 5.307/2019, que visa criar a Política Nacional de Assistência, Conscientização e Orientação sobre as Doenças Inflamatórias Intestinais — Doença de Crohn e Retocolite Ulcerativa. Essas doenças crônicas afetam o trato gastrointestinal e têm impacto significativo na qualidade de vida dos pacientes.

O senador Flávio Arns (PSB-PR) foi o responsável por apresentar um parecer favorável ao projeto, que agora será encaminhado para análise do Plenário. Arns ressaltou a importância de medidas concretas para lidar com esse problema de saúde pública, que afeta um número cada vez maior de pessoas no Brasil nos últimos anos.

A proposta da política nacional inclui diversas ações programáticas, como campanhas de divulgação sobre as doenças, programas de orientação aos pacientes, mutirões para realização de exames em hospitais públicos, parcerias entre órgãos públicos e privados, entre outras iniciativas. Além disso, o projeto estipula um prazo de 30 dias para a realização de exames nos casos de suspeita clínica dessas doenças, visando agilizar o diagnóstico e o tratamento.

Outro ponto importante do projeto é a integração entre União, estados, Distrito Federal e municípios para a implementação da política, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). A lei entrará em vigor após 180 dias de sua publicação oficial.

Além disso, a CAS aprovou requerimentos para a realização de audiências públicas sobre a linfangioleiomiomatose, uma doença pulmonar rara e incurável, e sobre a reforma tributária e seus impactos na saúde do país. Essas discussões têm como objetivo promover um debate aprofundado sobre questões fundamentais para a saúde da população brasileira.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo