SENADO FEDERAL – Comissão de Assuntos Econômicos discute destinação de recursos para prevenção de desastres naturais e recuperação de áreas atingidas.

Na tarde desta terça-feira (5), a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) colocou em pauta dois projetos de extrema relevância para a prevenção e recuperação de áreas afetadas por desastres naturais. O Projeto de Lei 920/2023 surge como uma solução para destinar recursos ao Fundo Nacional para Calamidades Públicas, estabelecendo que 5% do valor arrecadado através de multas ambientais e acordos de reparação de danos socioambientais sejam destinados a este fundo. Já o Projeto de Lei 580/2019 propõe que o Fundo Nacional para Calamidades Públicas também receba recursos de loterias.

A ideia central dos projetos é garantir a disponibilidade de recursos financeiros para que o país possa lidar de forma mais eficiente com situações de desastres naturais, tanto no quesito de prevenção como de recuperação das áreas afetadas. A destinação de uma porcentagem das multas e acordos de reparação de danos é uma maneira de assegurar que esses recursos sejam direcionados para a causa adequada, não sendo utilizados de forma arbitrária.

A proposta de incluir as loterias como fonte de recursos para o Fundo Nacional para Calamidades Públicas também é um meio inteligente de arrecadação. Em um país onde as loterias são amplamente populares, direcionar uma parte do valor arrecadado para a prevenção e recuperação de desastres naturais é uma maneira eficaz de mobilizar recursos sem onerar ainda mais os cofres públicos.

É importante ressaltar que a prevenção e recuperação de áreas afetadas por desastres naturais é uma pauta de interesse nacional. Os projetos em questão buscam justamente garantir que existam recursos disponíveis para lidar com essas situações de forma adequada. A destinação de recursos provenientes de multas ambientais e acordos de reparação de danos socioambientais, bem como a inclusão das loterias como fonte adicional, demonstram o comprometimento do legislativo em resolver uma questão que impacta diretamente a vida dos cidadãos.

Ao destinar recursos para o Fundo Nacional para Calamidades Públicas, o Brasil estará investindo na proteção do seu patrimônio natural, na segurança da população e na reconstrução de áreas afetadas por desastres naturais. Projetos como estes são fundamentais para fortalecer a política nacional de prevenção a desastres naturais e garantir que a sociedade esteja preparada para lidar com essas situações de maneira eficaz.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo