O destaque entre as aprovações é a predominância de rádios comunitárias, que são emissoras sem fins lucrativos, focadas em atender a necessidades específicas de suas comunidades locais. Para esses casos, a outorga ou renovação ocorre através de um processo de autorização, que não exige licitação e pode ser revogada a qualquer momento, sem direito a indenização.
Adicionalmente, quatro dos projetos aprovados referem-se à radiodifusão sonora em frequência modulada (FM). Para esse tipo de outorga, a permissão é a modalidade adotada, também sujeita a revogação, mas que demanda licitação.
No que diz respeito à radiodifusão de sons e imagens, apenas um pedido foi submetido, tratando-se de uma concessão para uma emissora de televisão em Brasília, a qual exige licitação e possui regras específicas que garantem sua continuidade, a menos que circunstâncias legais determinem sua extinção.
A reunião foi conduzida pelo senador Hamilton Mourão, vice-presidente da CCT. Os pedidos aprovados abrangem diversas associações, cada uma destacando a importância da comunicação local e da expressão cultural em suas comunidades. Entre os solicitantes estão associações de rádio de cidades como Teresina (GO), Bonito (MS) e Brasília (DF).
Em um resumo geral, a atuação da CCT na promoção destas outorgas enfatiza a relevância da comunicação na disseminação de informações e no fortalecimento dos laços comunitários. Além dessa pauta, a comissão também aprovou a promoção de uma audiência pública, que irá debater o impacto do fenômeno climático El Niño no Brasil, iniciativa que realça a necessidade de um diálogo contínuo sobre ciência e tecnologia no enfrentamento dos desafios trazidos pelas mudanças climáticas.





