SENADO FEDERAL – Cidadãos podem enviar perguntas para o ministro da Justiça e indicado ao STF Flávio Dino e para o procurador-geral Paulo Gonet.



Na manhã desta terça-feira (13/12), o ministro da Justiça, Flávio Dino, será sabatinado na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado. Durante a sabatina, os cidadãos terão a oportunidade de enviar perguntas para o ministro, que foi indicado pelo presidente Lula para ocupar o cargo de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), na vaga aberta pela aposentadoria da ministra Rosa Weber.

Além disso, os interessados também poderão enviar mensagens para Paulo Gonet, indicado para ocupar o cargo de procurador-geral da República, que também será sabatinado na reunião da CCJ. As perguntas podem ser enviadas não só pelo link disponível no site do Senado, como também pelo telefone da ouvidoria do Senado (0800 061 2211).

Desde 2015, as sabatinas feitas no Senado estão abertas à participação popular. Em 2017, a sabatina do ministro Alexandre Moraes quebrou recorde de mensagens, recebendo cerca de 1,4 mil perguntas e comentários. O mesmo vem acontecendo ano após ano, com audiências recebendo mais de mil interações.

Para participar, basta criar uma conta no portal e-Cidadania ou se cadastrar com login do Google. Não há limite de envio de perguntas. As perguntas respondidas ao vivo ficarão marcadas na página do evento para que o trecho da audiência com a resposta possa ser acessado na página da CCJ. As perguntas que não forem lidas durante a sabatina ficarão registradas no portal e-cidadania para eventual consulta pelos sabatinados.

Até as 11h30 desta terça-feira, mais de 300 perguntas ou comentários destinados a Dino já haviam sido postadas no portal. Uma dos principais temas das mensagens já cadastradas diz respeito à capacidade e disposição do indicado de se desligar da política se vier a assumir o cargo de ministro do Supremo. Enquanto isso, para Gonet, as perguntas e comentários já passavam de 90, com um dos participantes querendo saber do indicado à PGR como ele acha que deve ser a atuação do Ministério Público quanto aos temas meio ambiente e corrupção.

Ao fim do evento, os cidadãos que enviaram perguntas também podem obter uma declaração de participação, que pode ser utilizada por estudantes universitários como atividade extracurricular, computando horas de extensão.

Portanto, a sabatina de Flávio Dino e Paulo Gonet é uma oportunidade para a voz dos cidadãos ser ouvida e para participar ativamente do processo de seleção de importantes cargos no poder judiciário. As mensagens enviadas e as respostas dos sabatinados podem ser acessadas no site do Senado, dando transparência e ampla participação popular a esse importante momento do cenário político brasileiro.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!



Botão Voltar ao topo