SENADO FEDERAL – CAE aprova projetos para fortalecer prevenção de desastres ambientais e conceder isenção de IPI a produtores rurais.

Em uma reunião realizada nesta terça-feira (5), a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) aprovou um projeto de lei que tem como objetivo fortalecer a prevenção de desastres ambientais. De acordo com o PL 920/2023, a proposta prevê que 5% da arrecadação da União com multas ambientais e acordos de reparação de danos socioambientais sejam repassados ao Fundo Nacional de Calamidades Públicas. Essa medida busca garantir recursos financeiros para lidar com possíveis tragédias decorrentes de acidentes ambientais.

Além disso, outra proposta também foi aprovada durante a reunião. Trata-se do projeto de lei PL 2966/2019, que prevê a isenção do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para a compra de caminhonetes por produtores rurais. Essa medida tem como objetivo incentivar a modernização da frota de veículos utilizada pelos agricultores, contribuindo para o aumento da produtividade no campo.

O projeto que fortalece a prevenção a desastres ambientais é de extrema importância, considerando os inúmeros acidentes ambientais registrados recentemente. Derramamento de óleo em praias, rompimento de barragens e incêndios florestais são apenas alguns exemplos das tragédias que podem ocorrer e que demandam uma resposta rápida e eficiente.

A destinação de recursos para o Fundo Nacional de Calamidades Públicas é uma medida que busca garantir a disponibilidade de verbas para ações de recuperação e mitigação dos danos causados por desastres ambientais. Além disso, o repasse de parte das multas e acordos financeiros para esse fundo também serve como um incentivo para que empresas e instituições envolvidas em infrações ambientais se responsabilizem pelos danos causados.

Já a isenção do IPI para a compra de caminhonetes por produtores rurais é uma medida que visa estimular a modernização e renovação da frota de veículos utilizada no campo. Sabemos que a agricultura é uma atividade que demanda o uso de veículos adequados para o transporte de insumos e produtos, e a isenção desse imposto tem o objetivo de facilitar o acesso dos agricultores a esses equipamentos.

Aprovadas pela Comissão de Assuntos Econômicos, essas medidas agora seguem para análise em outras comissões do Senado Federal. É importante destacar a relevância desses projetos para o fortalecimento da prevenção a desastres ambientais e para o estímulo à modernização da agricultura. Agora, cabe aos parlamentares analisarem e debaterem essas propostas buscando aperfeiçoá-las e garantir que elas sejam efetivas em suas finalidades.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo