SENADO FEDERAL – Brasil exige visto de americanos, canadenses e australianos: medida entra em vigor após suspensão em 2019. Projeto para reverter decisão também tramita.

A partir desta quinta-feira (10), os cidadãos dos Estados Unidos, Canadá e Austrália que desejam visitar o Brasil estão sujeitos à exigência de visto. A medida, que entrou em vigor com base no princípio da reciprocidade, foi assinada ainda no ano de 2023. O motivo da implementação do visto para esses países está ligado ao fato de que eles também cobram visto de brasileiros que desejam ingressar em seus territórios.

Vale ressaltar que a exigência do visto para visitantes provenientes dos Estados Unidos, Canadá e Austrália estava suspensa desde o ano de 2019. Na época, o governo anterior optou por dispensar essa exigência com o objetivo de fomentar o turismo no Brasil, tornando o país mais atrativo para visitantes estrangeiros.

No âmbito legislativo, um projeto de decreto legislativo (PDL 206/2023) foi apresentado pelo senador Carlos Portinho (PL-RJ) no Senado. Esse projeto foi aprovado com a intenção de suspender os efeitos da decisão tomada pelo governo que instituiu a exigência de visto para os cidadãos dos três países mencionados. No entanto, para que tal suspensão seja efetivada, é necessário que a proposta seja analisada e aprovada também pela Câmara dos Deputados.

A discussão em torno da exigência de visto para visitantes dos Estados Unidos, Canadá e Austrália continuará no cenário político, com diversos posicionamentos sendo debatidos. Enquanto isso, os turistas provenientes desses países deverão se adequar à nova regra estabelecida pelo governo brasileiro para garantir sua entrada no país. A reciprocidade no tratamento das exigências de visto entre nações se mantém como um tema relevante nas relações internacionais.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo